BOM DIA.
VOCÊ PODE TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
PODE TER QUALIDADE DE VIDA TORNANDO SEU DIA A DIA MAIS AGRADÁVEL.
O CHEFFMENU LHE APRESENTA AS DICAS DA SODEXO PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
CLICK NO LINK
http://br.sodexo.com/brpo/services/chequescartoes/usuarios/alimenta_saudavel.asp
Cheff Menu
Receitas e Saúde
quinta-feira, 10 de maio de 2012
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
SALADA

Salada Rápida
Rende 4 porções
-1 pé de alface.
-1 xícara de chá de queijo minas frescal cortado em cubos.
-1 xícara de chá de talos de salsão picados.
-5 salchichas de peru ou de frango.
-2 tomates picados em rodelas ou cubinhos. (se preferir, pode usar tomates secos)
-1 cebola média cortada em rodelas ou cubinhos (opcional)
-3 colheres de sopa de suco de limão.
-6 colheres de sopa de azeite extra virgem.
-2 colheres de sopa de salsa picada.
-1 ramo de orégano fresco. (Se não encontrar, serve um punhado do seco bem esmagado – a gosto).
-Pimenta-do-Reino Branca e sal a gosto.
Modo de Preparo:
Pique finamente a alface e coloque numa saladeira. Junte o queijo, o salsão, os tomates, a cebola e as salsichas cortadas em rodelas grossas. Com os outros ingredientes, faça um molho misturando bem o azeite, o suco de limão, a salsa, o orégano, a pimenta-do-reino branca e o sal. Despeje tudo sobre a salada e misture bem usando dois garfos.
O QUE É NUTROLOGIA
Por: Euler Vilaça - Médico
Por: Euler Vilaça - Médico
Que a alimentação é sinônimo de vida saudável, todo mundo sabe. Mas, você já ouviu falar em Nutrologia(.) É provável que não! A Nutrologia é a especialidade médica que estuda não só os nutrientes dos alimentos, suas funções no organismo normal e na gênese de doenças, mas também o diagnóstico e o tratamento dos distúrbios relacionados à deficiência e ao excesso de nutrientes.Os objetivos dos médicos que trabalham nesta área são conhecer, mostrar as funções básica e fundamentais dos nutrientes no crescimento, no desenvolvimento físico e mental do ser vivo, e sua capacidade de prevenir doenças crônicas, garantindo a saúde e a qualidade de vida, guardando um papel preventivo de fundamental importância. A Nutrologia começa a mostrar cada vez mais e com bases científicas, as funções dos nutrientes dos alimentos na saúde, na preservação e tratamento de diferentes doenças, estudando os efeitos dos nutrientes e das substâncias funcionais existentes nos alimentos, chamados de nutroquímicos, que além de nutrir, traz benefícios à saúde como os beta carotenos, por exemplo: substâncias antioxidantes, anti-cancerígenas que também reduzem o acúmulo de plaquetas, evitando infarto e derrame cerebral. É encontrado em abundância no tomate, cenoura, abóbora, espinafre, acelga e frutas cítricas.
Dentro da Nutrilogia, outras áreas vêm se desenvolvendo e sub-especializando. É o caso dos especialistas em obesidade, a grande epidemia deste século. O tratamento da obesidade é hoje uma das áreas de maior atuação na Nutrologia, uma vez que, em paralelo com a desnutrição, a obesidade está se tornando um dos maiores vilões da saúde da população no mundo inteiro. No Brasil, calcula-se que 50% da população estejam com quilos a mais do que deveria. Entre as crianças e adolescentes, a obesidade cresceu 240% nas últimas duas décadas.
O fato é que a Nutrologia, ainda é quase desconhecida pela maioria das pessoas, e esse desconhecimento se explica porque a nutrição nunca tece a conotação – no contexto mundial – de estar na gênese, ou seja, na origem da doença. Hoje, com o conhecimento de que grande parte das doenças está ligadas à alimentação é que a nutrição começa a ser valorizada, e a Nutrologia nesse contexto vêm ocupar seu espaço na clínica médica e na sociedade.
Assinar:
Postagens (Atom)