O QUE É NUTROLOGIA
Por: Euler Vilaça - Médico
Que a alimentação é sinônimo de vida saudável, todo mundo sabe. Mas, você já ouviu falar em Nutrologia(.) É provável que não! A Nutrologia é a especialidade médica que estuda não só os nutrientes dos alimentos, suas funções no organismo normal e na gênese de doenças, mas também o diagnóstico e o tratamento dos distúrbios relacionados à deficiência e ao excesso de nutrientes.Os objetivos dos médicos que trabalham nesta área são conhecer, mostrar as funções básica e fundamentais dos nutrientes no crescimento, no desenvolvimento físico e mental do ser vivo, e sua capacidade de prevenir doenças crônicas, garantindo a saúde e a qualidade de vida, guardando um papel preventivo de fundamental importância. A Nutrologia começa a mostrar cada vez mais e com bases científicas, as funções dos nutrientes dos alimentos na saúde, na preservação e tratamento de diferentes doenças, estudando os efeitos dos nutrientes e das substâncias funcionais existentes nos alimentos, chamados de nutroquímicos, que além de nutrir, traz benefícios à saúde como os beta carotenos, por exemplo: substâncias antioxidantes, anti-cancerígenas que também reduzem o acúmulo de plaquetas, evitando infarto e derrame cerebral. É encontrado em abundância no tomate, cenoura, abóbora, espinafre, acelga e frutas cítricas.
Dentro da Nutrilogia, outras áreas vêm se desenvolvendo e sub-especializando. É o caso dos especialistas em obesidade, a grande epidemia deste século. O tratamento da obesidade é hoje uma das áreas de maior atuação na Nutrologia, uma vez que, em paralelo com a desnutrição, a obesidade está se tornando um dos maiores vilões da saúde da população no mundo inteiro. No Brasil, calcula-se que 50% da população estejam com quilos a mais do que deveria. Entre as crianças e adolescentes, a obesidade cresceu 240% nas últimas duas décadas.
O fato é que a Nutrologia, ainda é quase desconhecida pela maioria das pessoas, e esse desconhecimento se explica porque a nutrição nunca tece a conotação – no contexto mundial – de estar na gênese, ou seja, na origem da doença. Hoje, com o conhecimento de que grande parte das doenças está ligadas à alimentação é que a nutrição começa a ser valorizada, e a Nutrologia nesse contexto vêm ocupar seu espaço na clínica médica e na sociedade.